Redação Criativa

Aqui, você aprende brincando!

Tuesday, Sep 23rd

Last update01:10:06 AM GMT

Font Size

Screen

Profile

Layout

Direction

Menu Style

Cpanel

A importância do título na redação

Ao entrar em uma livraria (Sim! Elas ainda existem! Não se leem ou compram-se livros apenas pela internet!), a capa das publicações, normalmente, é o que mais chama a sua atenção, não é mesmo? A disposição das cores, uma boa fotografia ou ilustração, a provocação dos sentidos, a beleza ou a repugnância. Tudo está ali, ao primeiro olhar, muitas vezes destacando-se em meio a uma multidão de outros livros e badulaques que estão espalhados pelo estabelecimento.

tituloEm uma redação, o título pode ser comparado à "capa" do texto que você pretende que seja um best seller para os pretendidos leitores. Como se consegue essa façanha?

Um título deve ser instigante, provocador. Não deve dizer tudo, mas deve despertar no leitor a curiosidade para o que está vindo logo abaixo. Evite matar todas as expectativas do leitor, dizendo, por exemplo, que "O aborto é um crime que deve ser evitado", se o ponto de vista que você dará é este. Tente dizer menos, para que o seu leitor sinta-se com uma imensa vontade de navegar, de descobrir o que você dirá e que queira ser surpreendido.

Se você não tem grande domínio da técnica de redação, uma boa sugestão é deixar o título para o final, já que ele deverá instigar o leitor a respeito do que você escreveu. E é óbvio que você só saberá o quê e como escreveu depois de finalizar o texto. Terminado o texto, perceba a ideia principal e, a partir dela, construa o título.

Evite, também, títulos grandes demais. Ele NÃO É o tópico frasal, a frase principal e temática do texto. Ele é uma espécie de moldura para a sua obra, o acabamento...

Outra orientação importante, mas não menos importante: nas dissertações do Enem e vestibulares em geral, mesmo que não venha explicitado nas orientações da prova, o título é OBRIGATÓRIO. E algumas bancas examinadoras chegar a invalidar toda a prova de candidatos que se esquecem desse pequeno detalhe!

(O cuidado na elaboração de um bom título não é importante apenas em uma redação para o Enem ou vestibulares. Leia, na Seção "Redação na Mídia", um artigo que trata, justamente, da importância do título em texto jornalísticos na internet. Clique aqui.)


blog comments powered by Disqus

Cursos On-line

You are here
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS